quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

The Help

Long time, no see!

Primeiro: Feliz ano novo! Segundo: Sim, eu sei. Há tempos que não posto nada aqui. Mas uma das minhas resoluções de ano novo é postar toda semana alguma coisa aqui. Nem que seja um boa noite. Já fizeram suas listas de metas para 2013? Uma das minhas é acabar com a preguiça. Outra é assistir um filme por dia. E outra é ler pelo menos um livro ao mês. Livro de literatura, não esses de direito. E para dizer que já ando cumprindo ao menos uma dessas resoluções, vou dar uma dica de filme.



The Help.

Minha irmã já tinha me falado sobre ele. Mas a faculdade e as coisas do dia-a-dia me fizeram esquecê-lo na pasta de downloads do computador. Depois de uma soneca (sim, esqueci da meta 'acabar com a preguiça'), vi que o filme tinha começado no Telecine. Protagonizado por Emma Stone (uma das minhas atrizes favoritas), Viola Davis e Octavia Spencer (que ganhou o Oscar pelo papel), o longa retrata a vida das empregadas domésticas nos EUA na década de 60. Baseado no livro de Kathryn Stockett, Vidas Cruzadas (ainda quero descobrir quem traduz os títulos de filmes aqui no Brasil) apresenta a dificuldade que era ser negra numa sociedade branca e absurdamente racista. Os EUA não tiveram o Apartheid como a África do Sul, mas teve (e ainda tem) uma segregação racial presente na população: desde ônibus para pessoas brancas e outro para pessoas 'de cor', até a construção de banheiros fora da casa dos patrões para as domésticas (por motivos de higiene). O filme é produzido por Chris Columbus (sim, o diretor dos primeiros dois filmes do Harry Potter e o diretor do Enigma da Pirâmide) e o figurino é lindo. Vou até pegar algumas imagens e mostrar para minha costureira. É um drama, mas com boas pitadas de comédia. Octavia Spencer simplesmente rouba a cena quando aparece com seu jeito meio rude e ao menos tempo amável.

Um bom filme para começar o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre os familiares bolsonaristas

Conseguimos. Chegou a hora que o Jair já foi embora. Lula já tomou posse, Resistência subiu na rampa, o povo brasileiro passou a faixa para...