segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O hobbit


O universo do Senhor dos Anéis sempre me chamou a atenção. Em 2001, quando foi lançado A Sociedade do Anel, eu tinha apenas 10 anos e nem conhecia os livros escritos pelo grande Tolkien. Mas sempre fui uma criança que gostava de ficção, então loquei os dois primeiros filmes para assistir em casa e ainda pegar o terceiro filme da saga no cinema. Aos treze anos, em 2003, passei quase 4 horas de muita alegria assistindo um dos filmes que entrou na minha lista de favoritos (e merecedor de 11 oscars). Já sendo uma admiradora, em 2010 tive oportunidade de ler O Hobbit. Para quem já tentou ler O Senhor dos Anéis, sabe que é uma leitura um pouquinho cansativa pela extensa descrição dos lugares, dos personagens... E isso acaba um pouco com a paciência de quem lê. Para quem não sabe, O Hobbit foi escrito antes da grande saga de Frodo e explica exatamente como o tio dele, Bilbo Bolseiro, encontra o grande anel. Tolkien deu início ao livro considerado infanto-juvenil em 1937 e até hoje é cultuado ao redor do planeta. Para quem está procurando um livro para ler, recomendo o Hobbit. É uma daquelas leituras que você não querer parar, vai levar o livro para todos os cantos: a fila do banco, a fila da padaria, a espera do ônibus... Ao saber que Peter Jackson ia trazer de volta toda a magia da Nova Zelândia (e quando eu vi os anões lindos do filme),  separei um espaço na agenda para ver o filme no cinema. Diferente do Senhor dos Anéis, que possui um caráter mais sombrio, o Hobbit vai fazer você se divertir, rir e chorar (sim, eu me emocionei em algumas partes). A trilha sonora está impecável (fiquei #bolada porque não foi indicada ao oscar); Gandalf está de volta e para as fãs de Sherlock, Martin Freeman interpreta o Bilbo muito bem.

Então se você está livre, não tem provas para se preocupar como eu, está de perna pro ar, sem fazer nada, separa um tempinho (quase 3 horas, para ser exata), compra aquela pipoca e vai no cinema.

Para quem já assistiu o filme, se apaixonou pela Nova Zelândia e deseja visitar o país dos Hobbits, planeje sua viagem com a companhia aérea da propaganda a seguir:


P.S. Esqueci de dizer que o Hobbit será uma trilogia. Mas é só livro! - Você diz. Pois é. A questão é que O Hobbit foi escrito antes do Senhor dos Anéis e muitos detalhes foram explicados em anotações de rodapé que formaram 150 páginas no Retorno do Rei (o último livro da trilogia famosa do Tolkien). Provavelmente a produtora queria mais lucro e Peter Jackson queria manter uma fidelidade maior para os fãs da literatura tolkiana. Tolkiana? Tolkieniana? Tolki...

2 comentários:

  1. Muito bom, Bruna! eu li o Hobbit algumas semanas antes de estreiar o filme no cinema, peguei emprestado até com o Alyssoin la da sala. O filme é realmente incrível e algumas cenas dele eu não consegui imaginar tão perfeita na minha mente, como o vôo das águias no final de Uma Jornada Inesperada, que eu recomendo assistir em 3D, claro. Foi o primeiro filme que eu vi ser melhor que o livro, na realidade. Serão 3 filme a partir de um livro, o inverso da história do Senhor dos Aneis, que foi um filme para cada livro, ou segmentos do livro principal. Então eles tiveram muita oportunidade de explorar bem a história de Bilbo e o precioso! Concordo que O Hobbit segue outra linha de história, que se revelou mais leve e até mais mágica que O Senhor dos Aneis já nesse primeiro longa. Facinante!

    ResponderExcluir
  2. Aaah gostei do video da agencia aerea da Nova Zelândia, irado! xD

    ResponderExcluir

Sobre os familiares bolsonaristas

Conseguimos. Chegou a hora que o Jair já foi embora. Lula já tomou posse, Resistência subiu na rampa, o povo brasileiro passou a faixa para...