sábado, 25 de outubro de 2014

EU QUERO CAFÉÉÉÉÉÉÉ!!!!


Eu sou bem suspeita para falar sobre café. Até já comentei aqui no blog sobre como sou degustadora dessa bebida dos deuses desde os meus quatro, cinco anos de idade. Nos últimos anos, temos visto o aumento das redes de cafés no Brasil com os famosos espressos (sim, espressos com s pela origem italiana da palavra), mas por outro lado, aquele velho mito de que o café, a cafeína e seus derivados fazem mal a saúde. Pois eu e um monte de cientista dizemos que NÃO! O café faz bem a saúde como vários outros alimentos, desde que consumido em quantidades razoáveis e não cinco garrafas ao longo do dia.

A primeira frase do dia.

Vai dizer que você não sente o botão ligar quando o primeiro gole de café quente entra na sua boca nas primeiras horas da manhã? Além de ajudar na memória e no desenvolver de atividades, ajudando na concentração, o café tem se mostrado um grande aliado do organismo na defesa de doenças como diabetes tipo II (aquele tipo de diabetes que pode se desenvolver no decorrer da vida). Uma pesquisa recente tem mostrado que o café é bom contra o Alzheimer! Sim, por isso que eu sempre me sinto mais disposta a estudar as inúmeras leis do Código Civil quando tem uma xícara de café do lado.

Requisito para começar a trabalhar.
Nem vou começar a falar do câncer. Pesquisas apontam que o consumo da bebida milagrosa de meu deus nosso senhor podem ajudar na proteção de câncer de próstata, ou seja, homens, bebam mais café, tirem foto e postem no instagram que é super sexy; no câncer de mama, ou seja, mulheres, bebam mais café e postem no instagram que mostra poder de mulher poderosa pronta pro trabalho. Vide Beyoncé:

"Estou aqui sendo poderosa com minha xícara de café"
Algumas pessoas dizem que uma xícara de café é um abraço quente. Apois o café é beijo, abraço, companheiro... Os estudos também apontam que mulheres consumidoras do Starbucks (BRIIINKS, vou adentrar nessa brincadeira adiante) sofrem menos de depressão que as que consomem milkshake da herbalife (estudo realizado a partir de minhas observações. Fontes de pesquisa: fotos do instagram, facebook e comentários do twitter). Além de combater suas crises existenciais, o comer ou não comer brigadeiro nessa TPM do capeta, o café alivia até as dores. Não só aquelas dores de coração, mas dores musculares.
O meu melhor amigo <3
Estudiosos (inclusive há um TCC na Universidade Federal de Alagoas acerca dos benefícios do consumo de café antes de exercícios físicos) dizem que beber essa maravilhosa bebida negra ajuda a combater doenças que atingem as artérias, ou seja, que podem resultar em um infarto. Logo, quando o coração apertar, seja em dor de amor ou dor de -posso morrer em breve-, vai no café da esquina e pede um coado, pelamordideus!

Apenas.

Agora sobre o Starbucks. Sendo fã de café, muitos dos meus amigos sabem que sou bem contra a maior rede de cafés do mundo. Não retiro seu mérito de espalhar o hábito de tomar um café a hora que quiser e onde quiser. Todos sabemos o sucesso e a agregação de valor ao sair na rua com um copinho daquele com seu nome escrito de canetinha preta. ENTRETANTO, PORÉM, TODAVIA, o café do Starbucks traz exatamente o que pode ser um problema nos inúmeros benefícios do consumo de café: a quantidade exagerada de açúcar, adoçantes, leites e afins. E sendo uma defensora da qualidade dos grãos brasileiros, a adição de todos esses frusfrus faz com que o sabor do café seja perdido diante de tanto chantilli, chocolate, crema, leite de soja...

Proteja o sabor do café! Diga não aos frufrus!
O que você prefere: gastar R$ 10,00 num copo de 200ml de café e 500ml de leite com Nescau ou R$ 18,00 num pacote de café de qualidade superior com desenvolvimento sustentável e que você pode fazer umas 20 xícaras em casa? E que ainda pode te proteger de câncer, depressão, infarto, diabetes, sono, cansaço, dores e afins? A Colômbia é um dos principais produtores de café do mundo e a empresa Nabob fez uma propaganda exatamente sobre a visão que se tem do café hoje em dia:



Escrevi esse textinho depois que li esse artigo da Atlantic (clica o link da palavra). Texto bem legal sobre todos esses benefícios (e as alegrias) contidos numa xicrinha de café.


Se você gosta dessa bebida linda, maravilhosa, incrível, saborosa, deixo aqui alguns links para leitura:

CoffeeLab: O CoffeeLab é um dos melhores cafés do mundo. SIM. Isabella Raposeiras é uma das profissionais mais respeitadas no ramo e é a dona desse cantinho mais charmoso e acolhedor que eu já estive quando se refere a café. Já fiz um mini curso e recomendo dar nem que seja uma passadinha para provar grãos de alta qualidade e conhecer os diversos métodos de preparo de café.

Análise sensorial de café no CoffeeLab.
Roast Magazine: Roast Magazine é uma revista norte-americana especializada no grão dos deuses. Assine a newsletter para receber matérias sobre desenvolvimento sustentável, comunidades produtoras, políticas que envolvem o mercado cafeeiro, novidades de grandes marcas como Nespresso e seu famoso sistema de cápsulas, curiosidade, pesquisas... A revista também tem página no Facebook.

Revista Espresso: A revista brasileira mais conhecida no ramo do café. Apesar de não disponibilizar muitas matérias online, a revista é incrível para os fãs da bebida. Com uma ótima coordenação editoral, além das matérias incríveis, a revista é uma coisa linda de se ver.

Dear Coffee, I love you: Querido café, eu te amo. Há mais o que falar?

Postinho do buzzfeed: Como fã do buzzfeed, tinha que compartilhar o link né, gente?

A bebida dos deuses.
Fontes das imagens: Tumblr e Google. 
Foto da análise sensorial no CoffeeLab por Bruna, fã incondicional do café e que subscreve esse texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre os familiares bolsonaristas

Conseguimos. Chegou a hora que o Jair já foi embora. Lula já tomou posse, Resistência subiu na rampa, o povo brasileiro passou a faixa para...